domingo, 27 de março de 2011

Strasgourg ou Estrasburgo - Alsacia - França

Mais uma vez sou obrigada a dizer que conhecemos MAIS uma cidade que vou querer voltar. Adorei Strasbourg. Parece um pouco Lyon, um pouco Paris só que menor. Simpatica, bem estruturada, com construções antigas preservadas ou restauradas, já que a maioria foi destruida pelas guerras. Na verdade, os moradores da regiao da Alsácia, dizem que nao são nem franceses e nem alemães, são alsacianos. Eles têm inclusive um dialeto proprio com girias e palavras que não são faladas no resto da França.
É uma cidade apaixonante!!!
Como toda cidade grande, não tem como achar hotel bem localizado e com preço bom. Fizemos uma pesquisa no site do booking na véspera, e achamos uma promoção boa em um hotel 4 estrelas localizado na "Petite France", nome pelo qual a cidade era conhecida na época da Idade Média, e que é a área mais gostosa para se ficar e conhecer um pouco a cidade. É um bairro com poucos carros e em algumas ruas nenhum.
Café da manhã: logico que não precisa gastar 22 Euros no hotel maravilhoso. A cama já basta. Café gostoso e bem mais francês você pode encontrar em qualquer café da cidade.


 Eles têm um trem de superficie que é o principal meio de transporte deles. Rapido e sem barulho, ele corta a maior parte da cidade. Temos apenas que ter atenção ao atravessar as ruas. Além deles a atenção também precisa ser com as bicicletas que são muitas. Principalmente nos lugares que são exclusivos/ ciclovias. Eles não gostam quando um turista desavisado fica parado no meio da ciclovia atrapalhando a passagem deles, claro...

Como se locomover? melhor mesmo à pé. Quan do nao der, no trem.
Um mapa para ter uma idéia da cidade:
Visitas que não podem faltar:
1. Catedral de Strasbourg - entrou fácil na lista das catedrais mais lindas que já vimos, arriscando o 1o lugar. É deslumbrante. Ela é apontada como uma obra-prima da arte gótica, com uma coleção de vitrais que encantou Victor Hugo e nós também, claro. O monumento, até o século XIX, era o mais alto de todo o mundo cristão.




Sua torre tem 142 metros de altura e fica dificil dar em qualquer lente....
A catedral tem muitos outros tesouros: os vitrais que datam do século 12 ao século 14, o altar que é deslumbrante é de 1522, várias pinturas da época do renascimento, um lindo órgão, e o relogio astronômico que é curiosidade da catedral, e ainda funcifona com um mecanismo que foi construído no século 19 por um suisso.

detalhes do órgão

o órgão

o relogio astronômico
2. Passeio pelo rio - apesar de ser um barco de vidro que não dá para tirar boas fotos, vale à pena esse passeio de barco pelo rio. Você vai ter uma idéia bem melhor do bairro Petite France e do resto da cidade. São prédios lindos, a universidade é linda e enorme, as casas são charmosas, os parques bem tratados... Enfim vale à pena o passeio que custa 9 euros por pessoa e dura cerca de 1 hora.

as pontes cobertas, um dos charmes da cidade

3. Praça Kléber - uma praça enorme, cheia de bancos e cafés para sentar e apreciar o vai e vem dos franceses e turistas, de preferencia sem pressa .... É o centro de compras da cidade, com todas as lojas importantes da França e grandes marcas, além é claro da Galeries Lafayettes.
E se tiver um tempinho, tomar um café acompanhado de uma éclair au chocolat no "Paul" uma deliciosa patisserie.Vale à pena conhecer e provar algumas coisinhas.
4. Uma boa surpresa: sabemos que a cidade tem bons restaurantes, mas o melhor mesmo é se aventurar em coisas desconhecidas. Andando por uma ruazinha na Petite France, descobrimos esse pequeno bistrot que foi uma otima surpresa. Uma das melhores comidas da viagem.

a entrada: fricassé de pepino com torrada com queijo de cabra

file de volaille, sauce de campignon e creme abobora
gelatina de laranja com trufa Magnifique!!!
Strasbourg é uma cidade imperdível. Perdemos apenas a visita ao museu pois deixamos para 2af e esse é um dia em que a maioria das coisas aqui não abre. Fica pra próxima....

Nenhum comentário:

Postar um comentário