sexta-feira, 8 de maio de 2015

Besançon - um charme na regiao de Franche-Comté


Resolvemos ir de Paris até a Suiça de carro. Algumas pessoas preferem de trem, mas gostamos da liberdade que o carro dá e de poder ir de um lugar a outro sem depender de transporte. Por isso essa para nós é sempre a opção preferida.
Para não ir direto, resolvemos parar no caminho na charmosa cidade de Besançon, terra de Victor Hugo! Pegamos o carro no aeroporto e de lá até Besançon são mais de 4h de estrada, mas claro com aquelas estradas perfeitas. E onde você pega o cartão de pedágio no inicio e paga no final quando sai da estrada e isso deu um total de 28 euros no nosso percurso.
Besançon fica na região francesa chamada de Franche-Comté, e tem em torno de 130mil habitantes. Grande mas... não tão grande assim! Tudo muito conservado, super limpa, organizada, arborizada, sinalizada, com suas construções todas em pedra de Chailluz (uma pedra calcárea da região) e banhada pelo rio Doubs. Enfim um charme! Ah é também a terra dos irmãos Lumiére, considerado os pais do cinema pois inventaram o  cinematógrafo.
Alguns dos melhores lugares para visitar, além de passear e apreciar a beleza arquitetônica da cidade:
- passeio pelo rio Doubs - existem barcos em alguns locais, que saem em horários variados. Essa consulta de horários precisa ser feita pois ela varia muito de acordo com a época do ano e com o tempo.
- visita a Citadelle - conhecida como Citadelle de Besançon, é na verdade uma grande fortificação que fica no alto da cidade, numa área de mais de 11 hectares.  Foi construída de 1668 a 1688 com um projeto de Vauban, engenheiro e arquiteto militar. Ele foi resposável por mais de 150 fortes na França. Não recomendo pressa pois além de uma área enorme para se passear, você tem dentro dela 3 museus e um jardim zoológico. Subir a pé pela parte das escadarias exige muiiiito preparo fisico e disposição mas dá para ir de carro e estacionar no parking na porta de acesso ou mesmo de trem turístico ou ônibus. As opções são variadas mas o que não dá mesmo é para perder! Além da visita você vai poder ter uma linda vista da cidades e do rio Doubs. E reserce no
- Igrejas e Catedral St-Jean  - ao passear pela cidade a pé, as opções de igrejas são muitas e pelas que entrei, dá pra ter a noção da beleza e de como elas são bem conservadas. Vale entrar em todas que encontrar pelo caminho.
- relógio Astronômico que fica dentro da Catedral St -Jean - tem mais de 30 mil peças e foi construído há mais de 150 anos. Uma jóia a ser apreciada.
nosso hotel - um antigo convento
o rio Doubs que banha a cidade

a entrada da Citadelle






marcações de ferro no chão mostrando os caminhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário