quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Bruges na Bélgica

Bruges é uma cidade razoavelmente grande, que tem em torno de 120.000 habitantes, se comparada ao nosso percurso de micro cidades ao redor do Reno. Mas como já estivemos várias vezes para ir até lá, sem que isso acontecesse, resolvemos desviar um pouco o caminho para ir finalmente conhecer a charmosa cidade na Bélgica.
Saimos de Amsterdam direto para Bruges e chegamos já à noite. Parecia um pouco cidade de bonecas, com ruas pequenas, alguns restaurantes pequenos e pouca gente. No dia seguinte... parecia que estávamos em outra cidade, com muita gente mas muita gente mesmo! Isso porque a cidade é uma rota turística de vários locais proximos que vendem o passeio por um dia. Ou seja, um bate volta que faz com que a cidade fique muito cheia durante o dia e bem mais vazia e calma durante a noite.
A escolha é sua. Se quiser também conhecer a cidade do jeito que ela é, escolha dormir pelo menos uma noite. E foi o que fizemos.
a praça principal lotada de turistas

Markt - a praça central da cidade onde funcionava o mercado

um dos diversos canais e os passeios de barco

rua de pedestres

filas para os passeios de barcos

uma ponte mais simpatica do que a outra....

ruas internas

passeio de charrete 39 euros para 4 pessoas por 50 min vale à pena


Bruges é chamada de Veneza do Norte, em função de seus diversos canais e também ligam a cidade a Gent que é uma cidade próxima.
Existem  vários passeios de barco durante o dia para os turisticas, alguns até  chegam à cidade de Gent e outras cidades. Bruges também tem as ruínas de uma fortaleza, e alguns moinhos às margens dos canais.
Desde o ano de 2000, Bruges foi elevada a Patrimônio Mundial da Unesco e em 2002 se tornou Capital Mundial da Cultura, junto com a cidade de Salamanca na Espanha.

Bruges chegou a ser uma das principais economias da Europa, entre os séculos XII e XV. A cidade era repleta de comerciantes vindos dos quatro cantos do mundo. Até que o rio, que ligava a cidade ao mar, foi assoreado e os navios ficaram sem acesso. Nisso, a cidade viveu um período meio adormecida, só mudando depois de 400 anos quando se tornou um dos pontos turísticos mais visitados da Europa. É interessante que os belgas de outras cidades costumam dizer que Bruges é turística demais e que sua preservação chega a ser um pouco exagerada.... Enfim opiniões de todos os tipos!

Num dos lados da Markt tem uma sequência de casinhas coloridas de quatro andares que até parecem de brinquedo. Aqui funcionam restaurantes e cafés de todos os tipos, para que você sente e fique apreciando a beleza do local e o vai e vém dos milhares de turistas. A arquitetura se mantém intacta com os frontões em degraus. Muito charmoso!!!
E é também na praça central que fica o Campanário de Bruges, principal símbolo da cidade. Se tiver disposição para subir, é só encarar uma escada de.... 366 degraus para chegar ao topo. A vantagem é que você vai ter uma vista privilegiada da cidade e ver bem de pertinho o carrilhão e seu 47 sinos. 
o campanário na Markt

Enfim, se é ou não uma cidade muito arrumadinha como dizem alguns, o fato é que vale à pena conhecer !!!
Bom Passeio.....


Nenhum comentário:

Postar um comentário