sábado, 4 de maio de 2013

LIMOGES E A CATEDRAL

Fizemos de Limoges uma parada para não ir até Paris de carro. Resolvemos entregar o carro lá e depois ir de trem até Paris.
Ficamos 2 dias em Limoges no hotel Mercure da Place Republique. Uma praça linda mas não tão animada quanto imaginávamos, talvez em função do frio que estava em torno de 8 graus e com uma chuvinha fina.
Ficamos encantados com a Catedral. Seu nome? Mais uma St Etienne. Começou a ser construída em 1273 e só foi terminada em 1888. Parece até a Sagrada Família....
A catedral tem obras renascentistas magnificas e varias capelas laterais com afrescos lindíssimos!
Valeu a visita à cidade
Depois da igreja, visitamos o museu de Belas Artes mas ele não tem obras maravilhosas. Tem um foco maior na história da cidade, na destruição de grandes obras em função de um incêndio e na reconstrução feita em seguida. Entretanto seu prédio é lindo, e com um jardim super bem cuidado em toda sua volta e de onde pode se ver a cidade.
No dia seguinte demos um passeio por cidades pequenas da região, e passamos por lugares lindos. Essas saídas de cidades grandes sempre reservam grandes surpresas.
E na saída da cidade, uma linda Gare, que os moradoras dizem ser a mais bonita da Europa. Achei realmente linda mas não sei se é a mais bonita. Não sou tão conhecedora assim....
Essa gare que conhecemos hoje foi inaugurada em 1929 e em 1940 foi bombardeada por tropas italianas. Entre 1942 e 1945 foi ocupada por tropas alemães.
Ela é hoje classificada como Monumento Histórico Francês.