segunda-feira, 22 de abril de 2013

BORDEAUX - simplesmente lindaaaaaaaaaa

Sempre ouvi falar de Bordeaux principalmente pelos seus vinhos. Mas sinceramente não tinha idéia que ia encontrar tantas coisas lindas, conservadas, mas ao mesmo tempo uma cidade apaixonante!
Preferimos chegar num domingo para facilitar a entrada de carro. Em cidade grande isso é sempre complicado mas... Foi difícil também. A questão é que o GPS nunca sabe quando tem obra, e cidade grande para ter obra é fácil. Resumindo ficamos da mesma forma que eu Toulouse, dando volta na mesma praça. No final desistimos e escolhemos um parking que por acaso era o mais perto do hotel. O melhor mesmo é quando reservar o hotel, já se informar com o hotel qual o parking mais perto. Assim vc não fica taoooooo perdida.
Visual do Rio Garonne quando chegamos, um domingo

À beira do Rio Garonne, talvez por ser um domingo, logo vimos que a cidade toda devia estar lá no chamado Cais de Chartrons. Super cheio de gente passeando, conversando, comendo, tirando fotos etc etc Ou seja aproveitando o sol delicioso depois de todo o inverno que devem ter enfrentado.

Bem, nosso hotel não era nenhuma maravilha, um Best Western. Mas super perto de tudo que interessava e que nos permitiu passear sem precisar tirar o carro da garagem.
Felizmente todos os hotéis estão preparados para receber turistas, têm sempre um mapa da cidade e te dão uma explicação dos principais locais que podem ser visitados, o que esta aberto, etc etc De qualquer maneira, a ida ao Office de Tourisme é sempre recomendada pois eles orientam e até vendem vários passeios interessantes.
Historia de Bordeaux: No século III a.C., o povo gaulês de Bituriges-Vivisques, que deixou a região de Bourges para praticar o comércio de estanho, decide fundar o vilarejo de Burdigala (antigo nome de Bordéus). Ali, plantam as primeiras vinhas que até hoje representam o coração da cultura e da economia de Bordeaux. E até hoje ela é conhecida como a capital mundial do vinho.

A visita à Catedral de Saint-André foi passeando por entre as ruelas e no final caímos numa praça enorme e linda com uma igreja mais linda ainda. Ela tem uma nave única de 124 m de comprimento por 23 m de altura. Imponente! Construída do século XII até o século XVI
Uma das portas mais charmosas é a chamada Porte Cailhau, construída em 1495 para celebrar a vitoria do rei Carlos VIII e fica em frente ao rio. lindaaaaaaa
a visa da Catedral
Mas ela não é a única, claro....

a linda catedral ao chegar...
o interior da catedral

foi ai que ouvimos o órgão Muito lindoooooo
A área central de Bordeaux, onde fica o Grande Teatro Opera, é algo deslumbrante tanto à noite quanto de dia. O progresso convive de forma harmônica nessa área, onde o trem super moderno circula na frente da Opera com milhares de pessoas sentadas admirando ou passeando pra lá e pra cá, além é claro dos bares para todos os gostos.

Place du Theátre
Logo ao lado dessa praça, temos uma outra também linda, a praça de Quinconces, conhecida por ser uma das maiores da Europa. Adorei a fonte linda dos Girondinos e o monumento em homenagem aos girondinos, dos anjos e dos cavalos, meio peixe meio polvo.
"Os Girondinos representavam a alta burguesia e queriam evitar uma participação maior dos trabalhadores urbanos e rurais na política. Já os Jacobinos representavam a baixa burguesia e defendiam uma maior participação popular no governo. Liderados por Robespierre e Saint-Just, os jacobinos eram radicais e defendiam também profundas mudanças na sociedade que beneficiassem os mais pobres. Os jacobinos eram o grupo político mais radical da Convenção
Em 1795, os girondinos assumem o poder e começam a instalar um governo burguês na França. Uma nova Constituição é aprovada, garantindo o poder da burguesia e ampliando seus direitos políticos e econômico. "

E foi nessa mesma praça que encontramos um restaurante charmoso - " Bistrot de Quinconces" e por onde almoçamos com um bom vinho de St Emilion, também considerado um Bordeaux já que a cidade faz parte dessa área. Alias soubemos aqui que dessa região vêm os melhores vinhos da região de Bordeaux!
Nossas entradas: um delicioso foie gras e uma entrada super diferente: queijo presunto acompanhado de uma geléia e de um sorvete de ....tomate!
Pratos: magret de pato acompanhado de cebola caramelizada ao leito de champinhon
Pra terminar: profiterole mais oui!!

Place de Quinconces
detalhe da escultura no meio da praça

Le Bistrot de Quinconces onde almoçamos

entrada: foie gras Mais Oui!!!!!
queijo e presunto cru com folhas e ... sorvete de tomate ( temperado) Fantastique!!!
Magret de Canart-a terra do pato, porque não?
e o vinho da região, de Saint Emilion - un grand cru!!!