domingo, 28 de abril de 2013

SARLAT - preservação em primeiro lugar

Sarlat, uma cidade charmosa, pequena e que possui a maior quantidade de prédios tombados por m² do mundo! Muito cuidado com as coisas antigas e com tudo relativo à história de lá e do pais. Fachadas medievais e renascentistas preservadas. Enfim, bom para ver, curtir e admirar. Mas não da para passear por lá sem se notar a quantidade de lojas vendendo foie gras, patês, tufas ... Enfim itens da região e apreciados por lá e pelos quatro cantos do mundo.
Literalmente uma loja ao lado da outra.
Além dessas delicias,também tem nozes, figos e geléias(confiture) em geral! Magnifique!
Uma verdadeira viagem pelo mundo dos sentidos.
A catedral da cidade, tem seu charme, como a maioria delas. Cada ima com diferentes características mas todas lindas.
A praça principal parece que foi feita especialmente para se sentar e apreciar sem nenhuma pressa o vai e volta das pessoas e o tempo da cidade que com certeza é bem diferente das grandes cidades. Faz bem....
Um pouco de foie gras: a criação de ganso é uma tradição que aqui é passada de pai para filho. É interessante observar principalmente nas feiras e mercados como a venda dos produtos é feita diretamente pelos próprios produtores. Isso faz com que a feira vire algo bem diferente do que conhecemos no Brasil. Não é apenas uma venda de produtos mas a possibilidade de saborear produtos frescos, incluindo o foie gras e as trufas, além de itens que não se compra em qualquer mercado. Infelizmente não estivemos em Sarlat no sábado para ver a feira a pleno vapor e o mercado borbulhando. Mas deu pra ver o visual do mercado de Sarlat reformado por um projeto do arquiteto francês Jean Nouvel. As portas de ferro eeeeenormes onde antes existia uma igreja, são lindas!
Os tipos:
Bloc de foie gras - é feito com pedaços de fígado de vários animais diferentes
Foie Gras entier - um único fígado inteiro
Terrine, patê e mousse - só 50% de fígado, o resto de gordura suína, gelatina etc...



























Nenhum comentário:

Postar um comentário