terça-feira, 30 de abril de 2013

PERIGUEUX - grande mas também bonita

Confesso que cidade grande não é nosso maior objetivo. Já moramos em uma e vivemos os prós e contras diariamente. Ao viajar se puder, vamos sempre buscando lugares menores, e que a gente possa ter um ritmo totalmente diferente.
Mas...às vezes vamos parar em alguma, por indicação ou pelo vamos ouvindo par ici e par là...
E assim foi a cidade de Perigueux que fica no departamento da Dordogne, sudoeste da França e é cortada pelo rio Isle.
Mas logo ao chegar já levei um susto com o tamanho e beleza da Catedral, vista logo na entrada da cidade. De tirar o fôlego!
A parte histórica é da época do império romano, e como tudo aqui na França, bem conservado, claro.
A área de Perigord tem 3 regiões: Perigord Noir(bosques de Carvalho e pinheiros) , Blanc( grande concentração de pedras calcárias) e Vert ( região de vales e rios)e o Pourpre( área das uvas e consequentemente das vinícolas). Para ficar mais fácil de se localizar, abaixo tem o mapa mostrando a divisão das regiões do Perigord e outro mostrando sua localização no mapa da França. A cidade de Perigueux fica na parte do Perigord Blanc.
Demos sorte de pegar o sábado de feira em frente à Catedral St Etienne, e isso torna a cidade mais animada, com todo mundo curtindo passear na feira e comprar produtos frescos diretamente dos produtores ou comidinhas já quase prontas.
Alias paramos para um café em um bar em frente à feira e nos divertimos muito. Entramos e estava um falatório enorme. Gente pra lá e pra cá entre as mesas como se fosse uma festa particular. A olhar com mais detalhe reparamos que o mais novo tinha mais de 75 anos com toda certeza. Todos faziam a feira e entravam no bar com suas sacolas, e ficavam ali p resto da manhã conversando animadamente. E no meio dessa confusão a dona se divertia tentando atender e passar com as bandejas cheias de vinho, chá ou café. Uma animação total! Um legitimo bar da 5a idade!
A feira como sempre vale muito à pena. Ver os produtos, entender a realidade do local e porque não comprar umas comidinhas para mais tarde no hotel?
Perto da feira passamos também no mercado local, que é uma continuação de coisas maravilhosas dignas de apreciar e provar!
E depois uma sentada num bar para observar o vai e vem do povo do local para " sentir" o ambiente






































Nenhum comentário:

Postar um comentário