O Castelo de Chantilly é um monumento histórico ligado a François Vatel (1631-1671), que aqui teria criado a receita do creme de chantilly. Tem jardins maravilhosos, uma arquitetura fantástica e uma enorme coleção de obras de arte - pinturas, peças antigas, tapetes, moveis etc. Tem dois predios principais: o Grand Château e o Petit Château.
O palácio ocupa o lugar de um castelo medieval. As grandes cavalariças foram construidas entre 1720 e 1740 e hoje têm o Musée Vivant du cheval (Museu vivo do cavalo). André Le Nôtre assina o projeto dos jardins, que não são poucos...
Quase tudo foi destruido durante a Revolução Francesa e reconstruido na década de 1870 pelo arquitecto Honoré Daumet, para o último filho do Rei Felipe I, Henrique de Orleans, Duque d'Aumale (1822-1897), herdeiro do domínio de Chantilly, que aqui instalou as suas coleções de pintura, desenhos e livros antigos. Este proprietário depois deixou todo esse conjunto ao Instituto de França, sob o nome de Museu Condé.
a entrada do castelo e seus jardins |
A cidade de Chantilly é uma graça, e bem maior do que eu imaginava. Fica em volta do palácio, e se desenvolveu logo depois da Revolução Francesa.
crianças para todos os lados, sempre com seus professores |
capela do castelo - onde Ronaldinho se casou |
a capela por dentro: um charme! as escadas internas levam ao restaurante do palácio detalhe do corrimão o visual na saida... saindo das dependências do Castelo Valeu a visita! |
Se quiser saber mais um pouco, ou ver mais fotos, esse é o site do Chateau:
http://www.chateaudechantilly.com/fr/
Nenhum comentário:
Postar um comentário