terça-feira, 6 de maio de 2014

Espanha - curiosidades

A Espanha, possui características bem diferentes da nossa, e isso é uma das razões que ajudama fazer com que algumas coisas sejam curiosas:
Tortillas de Patatas

  1. Tapas - A cidade vive e respira tapas(pequenas porções de comidas, beliscos etc que acompanham claro as bebidas) de todos os tipos e para todos os gostos. A história que contam sobre a criação dos tapas- com o costume de beber de bar em bar.... Os bares começaram a dar algo para as pessoas comerem para que não ficarem bêbados demais e aí surgiram os tapas. Os bares até hoje têm por tradição dar algo para comer junto com a bebida mas passou tb a se cobrar pelos tapas diferenciados
  2. Idosos e os tapas - Chama a atenção a quantidade de pessoas idosas comendo e bebendo em pé nos bares!!! As senhoras vestidas de forma clássica( roupas sapatos e cabelos escovados com " laquê") e elegantes mas  em pé conversando com as amigas ou em casais.
  3. Tortillas - as batatas e o ovo fazem parte de QUASE tudo na Espanha. Quando tiver em duvida do que pedir, peça algo com batata que vai se sair bem.
  4. Presunto ibérico - quase uma religião! Em todos os lugares, eles são presença obrigatória e claro de ótima qualidade. Deeeeeliciosos!!!!
  5. Azeitonas - definitivamente essa é a terra das Oliveiras. Nas estradas é o que mais se vê. E o resultado disso é que comi a azeitona mais saborosa e macia! demaisssss . Não dá para explicar. Elas são tão comuns, que são servidas aos montes para acompanhar as bebidas ( e normalmente não são cobradas)
  6. Frutos do mar - Dá para se comer bem, com preços bem mais apetitosos e todos muito frescos e saborosos. Conheci o bogavantes, uma espécie de lagosta com umas garras maiores( o arroz de bogavante merece ser provado),  lula etc . Um dos tapas muito comuns são as frituras do mar que é uma porção grande de frutos do mar empanado
  7. Caña - não dá para o espanhol pensar em tapas sem que esses estejam acompanhando um bom chopp-chamado de Caña
  8. Bacalhau fresco - se você gosta de bacalhau, aproveite para se deliciar com o bacalhau que na Espanha é fresco, bem diferente do que comemos no Brasil. Desmancham e são feitos de diferentes formas
  9. Tomates - faz parte da maioria das refeições e molhos mas principalmente nas tostadas ( pão torrado com molho de tomate e azeite, no café da manhã. Em qualquer hotel você encontra no café da manhã, por mais simples que seja o hotel 
  10. Cochinillo -  Leitão - tradição em alguns locais da Espanha, incluindo Segóvia 
  11. Bocadillos - sanduiches feitos com baguetes, na maioria com presunto cru para acompanhar... as cañas ou até mesmo no café da manhã. Mas você encontra de todos os tipos e tamanhos inclusive de empanada. Isso mesmo sanduiche de pao com empanada ( batata e arroz) Costumes... Os sanduiches de pão de forma eles chamam de Sandwich
  12. Sobremesa - a preferida é o leche crema que é tipo um arroz doce com um pouco mais de caldo
  13. Estradas - diferente de outros países, não conte com grandes postos de gasolina cheios de restaurantes. Na Espanha você tem pequenas lojas de conveniência nos postos de gasolina, apenas com coisas mais emergentes, como sanduiches, biscoitos e café. Não conte com um bom almoço à beira da estrada.
  14. Pedágio - é mais barato do que em outros países da Europa mas com estradas igualmente impecáveis. Difícil achar um buraco!!!! 
  15. Taxi - têm preços astante adequados, e dá pra sentar na frente ou atrás, diferente dos franceses
  16. Pimiento - não pense que são fortes. Você encontra Pimiento de Padrón que são uns pimentões verdes pequenos deliciosos. Eles fazem assado com um pouco de sal grosso. Difícil não repetir....
  17. Suco de Laranja - se você gosta, vai amar as laranjas da Espanha. É um sabor diferente que fica entre a laranja e a tangerina, super doce. Em muitos lugares você encontra o suco natural que é a melhor forma de apreciar o sabor... imperdível
  18. Croqueta - se você gosta de croquete para acompanhar uma caña, prove os croquetes de jamon. São comuns como um tapa, e lembram a consistência do croquete do alemão, mas com um sabor muito bom.
Se lembrar de mais alguma coisa e quiser compartilhar, envie suas sugestões
E vamos à Espanha!!!!
praça em frente ao Museo de la Reina e seus bares
Croqueta de Jamon
Pimiento de Padrón



domingo, 4 de maio de 2014

Espanha - Segovia charmosa

Segóvia faz parte das cidades que podem ser visitadas estando em Madrid, pois fica a 87 km de distância. A melhor opção é ir de trem, que sai da estação de Chamartin em diversos horarios. É sempre bom comprar antes, e chegar na estação uns 15 min antes já é suficiente pois não é uma estação muito grande. Para aproveitar melhor o dia, vá de manhã cedo e volte no trem do final da tarde, de preferência no express sem paradas.
Segóvia foi fundada pelos celtas no século VII a.C, e depois foi conquistada pelos gregos, até ser dominada pelos romanos e reconquistada pelos Reis Católicos na Idade Média.
Na época conhecida como Século de Ouro espanhol, durante o reinado de Fernando II e Isabel I, o reino tinha uma característica itinerante no processo de unificação espanhol, e a cidade funcionava dessa forma, se mantendo até hoje como um ponto de parada dos viajantes.




a primeira vista ao chegar, é o Aqueduto
Construído no século I DC, é considerado a obra 
civil mais importante do país e também
a mais conservada

 O ideal ao chegar é ir visitar o Alcazar de Segóvia que fica na parte mais alta da cidade e onde você vai ficar em torno de 2h e depois a partir dali ir descendo a pé até a praça da Catedral.
Na própria estação de trem, ao chegar dá pra ir de ônibus mas o melhor mesmo é pegar um taxi direto até o Alcazar, onde se paga em torno de 10 euros
Alcazár de Segóvia - construído no século XII


a entrada do Alcazár com o fosso
super profundo ao seu redor







       o teto de madeira totalmente trabalhado
              de uma das salas do Alcazár

O altar da capela do Alcazár

Após a visita, o visual de um monte nevado proximo e estação de
                                                    ski bastante frequentada - Puerto de Navacerrada
                                                     A catedral de Segóvia

                                                  a praça principal da cidade
                                                   com bares  e restaurantes

                                                  a vista do aqueduto na descida
                                                a praça em frente ao aqueduto


                                       um charmoso carrossel contrasta com a paisagem
                                                  e ao mesmo tempo harmoniza




quinta-feira, 1 de maio de 2014

Espanha - Cuenca, uma cidade original

Por estar voltando da costa leste( conhecida como Costa Blanca) em direção a Madrid, escolhemos uma cidade para dormir, no interior da Espanha, para já estar mais perto da capital no dia seguinte.
E essa cidade foi Cuenca por puro acaso e só depois descobri que em 1996 foi inscrita como Patrimônio Mundial da Unesco.
Depois de sair da auto-estrada, pegamos uma víscinal de mão dupla com lindas paisagens de campos enormes e plantações de todos os tipos. Um descanso para os olhos e um bom relax.
Chegamos a Cuenca uma cidade pequena mas já meio moderna.
Como ainda estava dia claro pois noite só depois de 21h nessa oca de primavera, fomos passear na parte histórica que fica no alto e que ir a pé exige muito esforço. Optamos por um taxi que nos deixou na praça em frente a Catedral. 
Uma praça pequena mas com um movimento de gente absurdo!
Dos dois lados da praça, vários bares e resolvemos comer alguma coisa em um deles mas a comida era sofrível. Sem gosto de nada e com um serviço péssimo tipo garçon fazendo um favor de nos atender... Descobrimos que a maioria dos bares e restaurantes dali, mesmo numa semana de feriado, serve almoço até 15h e já era mais do que isso. Sendo assim, a opção era só beliscos ou esse bar onde comemos mal e a confusão e arrumação das mesas era tipo passou um ciclone!

                         A Catedral de Cuenca 
                        A praça principal

Achamos simpático o lugar mas sinceramente até o momento nada demais. Como estávamos sentados no bar vendo a vida passar, ficamos vendo que tinha uma ladeira que era o maior sobe e desce de gente, carros. E vimos até ônibus indo e voltando. A entrada da rua tem um sinal porque só passa um carro de cada vez ...
Como não tinha taxi na praça para voltar para o hotel, resolvemos pegar o ônibus que estava subindo para depois descer nele.
E aí....fomos parar numa parte alta da cidade que é o grande charme da cidade pois Cuenca fica em cima de um morro com um canyon de cada lado. Uma vista fantástica e nunca tinha visto nada igual! Lotado de turistas e com vários bares com uma cara bemmmm melhor do que onde tínhamos comido mas... Erros acontecem.
Enfim valeu a visita a Cuenca que pode ser conhecida num passeio de um dia saindo de Madrid pois a distância é em torno de 100km.
           Ao fundo o Convento das Descalzas
         A rua do sobe e desce 












Espanha - Calpe uma ótima surpresa!

Confesso que nunca tinha ouvido falar em Calpe. Resolvi procurar uma cidade mais para a parte de cima da costa da Espanha, perto de Valência, para depois voltarmos para Madrid.
Na pesquisa de cidades charmosas pela Costa, gostei das fotos que vi e resolvemos fazer um pouso por Calpe que pertence à chamada Costa Blanca.
Uma cidade pequena mas com um astral delicioso. Uma parte da cidade tem casas e prédios construídos sobre as rochas, dando um visual muito especial, principalmente na parte em frente à praia.
      A paisagem quase na chegada 






A água é extremamente limpa e a praia tem toda infra como todas as praias que passamos pela Europa. 
No final da praia o de fica o Porto onde se consegue comer peixe e frutos do mar bem frescos mas são lugares mais simples. Nada muito especial e nem badalado mas comemos peixe na prancha e estavam bem gostosos e frescos.
Demos também sorte na escolha do hotel que foi sem duvida o melhor da viagem. tanto pela localização quanto pelas instalações e serviços nota 10. Hotel Sol y Mar
http://www.granhotelsolymar.com
Enfim, não sei quando mas Calpe vai nos ver de volta...
Vale muito a visita!