terça-feira, 29 de abril de 2014

Espanha - Granada imperdível!


Tinha ouvido falar mas não imaginava que fosse gostar tanto da cidade. Ela é meio que uma Madrid menor. Astigmática, acolhedora, com seus prédios muito bem conservados e com uma boa estrutura para receber turistas que aliás, são muiiiitos!


                   Catedral de Granada

Uma das maiores atrações da Espanha, se não a maior é Alhambra. É um enorme complexo palaciano e também uma fortaleza. É considerado o ápice da arquitetura muçulmana e atrai uma quantidade enorme de turistas. Por isso, se estiver pensando em visitar, tente se programar para não ficar sem ingresso.
Você pode comprar antecipadamente pelo site. Tive dificuldade pois o site dava sempre problemas e travava no momento de finalizar. Resolvemos então tentar ir para a cidade de Granada assim mesmo e demos sorte de encontrar uma recepção do hotel super simpática que já foi perguntando se tínhamos ingresso. Claro que para o dia seguinte já não tinha mais, mas ela conseguiu comprar para o outro dia à tarde e o jeito foi ficar mais um dia do que o programado para poder visitar Alhambra... Ela me explicou que o site da ticketmaster onde vende o ingresso, tem uma quantidade limite para o exterior e por isso não consegui comprar. Mas o melhor é não arriscar e comprar o mais rápido possível.
O complexo é enorme e são necessários pelo menos 2 horas para visitar o palácio e mais umas 2h para a área total dos jardins que é enorme. A vista da cidade e das montanhas é linda. Achei um pouco desorganizado a entrada para um local tão grande e com tanta procura. Para a entrada principal no complexo o processo até é organizado com duas filas, sendo uma para visita dos jardins que pode ser comprado na hora e outra para os ingressos previamente adquiridos. Mas depois dos jardins, quando você chega no palácio e tem um ticket com hora marcada, as pessoas se aglomeram e fazem varias filas em paralelo debaixo de um sol escaldante e sem ninguém para dar satisfação. Quando chega o horário marcado, começa um jogo de empurra empurra e aí sabe como é... mal educado existe no mundo todo e esperto idem....  Infelizmente

A confusão e a quantidade de gente na fila 
A entrada pelos jardins
     Dentro do palácio

Um outro passeio delicioso é visitar a parte alta da cidade - bairro de Sacromonte. Um bairro de ruas estreitas e a melhor forma de visitar é à pé para quem tem disposição ou então dar uma volta no microônibus da cidade que vai e volta por 1,50 euro. Você pode pegar em frente a Catedral ou na placa Nueva que é a última praça antes de se iniciar a subida. vale muito a visita.
















quarta-feira, 23 de abril de 2014

Espanha - Costa do Sol

A Costa do Sol é uma área no sul da Espanha super turística, com praias lindas e uma estrutura bem desenvolvida. Ela fica em Málaga, na região conhecida como Andalucia, na costa mediterrânea. Não é uma área com muitos pontos históricos e seu desenvolvimento como polo turístico mundial começou a partir dos anos 50.
É dificil andar pelas cidades e pelas praias sem ouvir diversas linguas diferentes. Uma verdadeira torre de babel! Em qualquer bar ou restaurante, todos os funcionários falam pelo menos o inglês fluente, até porque se não for dessa forma não conseguiriam se comunicar....
A escolha da praia a ficar ou passar alguns dias depende um pouco do que você estiver querendo. Se quiser uma praia pequena sem tanta badalação, pode ser onde ficamos - Porto Bañus. Um lugarejo antes do centro de Marbella, com uma praia menor e com alguns hoteis e uns dois restaurantes apenas. O centro de Porto Bañus claro já tem mais coisas, mais bares e com certeza enche no verão pois os estacionamentos públicos são grandes e a estrutura de bar na praia idem.



Ficamos em um hotel que super recomendo, bem na frente da praia. Um hotel grande, mas com uma arquitetura que permite que você não se sinta em um lugar cheio, pois todos os espaços são bem amplos: Hotel Iberostar Marbella Coral Beach
http://www.iberostar.com/en/hotels/malaga/iberostar-marbella-coral-beach




Dessa praia fomos para Torremolinos, bem ao lado de Marbella, cerca de 13 km. Mais uma vez toda estrutura, e com uma oferta maravilhosa para os amantes de frutos do mar...
Logo ao chegar fomos a um restaurante chamado La Cabaña e comemos algo que recomendo: arroz caldoso que é um arroz que lembra uma paella mas com um pouco mais de caldo. Delicioso....
E depois andar, passear, passear, passear e descansar...
Se é o que procura, encontrou a região certa!!!
Fora a praia, não achei que a cidade conta com uma estrutura boa de comércio. O que vimos foi um comércio tanto do Centro quanto da área litorânea totalmente dominado por árabes e chineses, com artigos de baixa qualidade. 
A cidade tem uma parte baixa no nível do mar e uma parte alta já que ela foi crescendo em cima de rochas. Meio parecido com o que vemos na região de Positano na Italia, com as casas construídas nas rochas. Para se chegar ao centro, na parte alta, é só pegar um elevador público que custa 0.50euros ou então um táxi que custa em torno de 6 euros. 

Resumindo: se puder escolher, da proxima vez ficarei em Marbella....

A caminho de Torremolinos, pela costa...


 A costa da praia de Marbella
 Lojas no calçadão de Marbella
Rua de comércio de Marbella

sexta-feira, 18 de abril de 2014

ESPANHA - UM POUCO DE SEVILHA

Sevilha é uma cidade grande,com mais ou menos uns 800 mil habitantes, banhada pelo rio Guadalquivir, da região de Andaluzia, com praças, ruas e todos seus monumentos muito bem conversados. Praças enormes limpas, ruas organizadas, iluminação linda em todos os pontos turísticos.
Chegamos para visitar na 6af da semana santa e ficamos impressionadas com o nível de religiosidade do povo de lá. São diversas procissões por toda a cidade, e todas enormes e durante todo o fim de semana incluindo a madrugada. A ultima na 6af acabou já às 3h da manhã de sábado. E com ruas cheias de gente e familias inteiras com crianças assistindo e acompanhando tudo até tarde. Assim que a procissão acaba, as ruas ficam cheias com as pessoas conversando, comendo e bebendo. Dizem que é a principal festa do povo espanhol e realmente pelo que vimos, é totalmente diferente do que estamos acostumados a ver.
As maiores procissões passam por lugares especiais, com camarotes organizados pela prefeitura nos dois lados da rua. Uma verdadeira produção! São consideradas como de interesse turístico internacional.
vista de cima de uma procissão com as ruas cheias

Praça de Espanha

Pontos turísticos para não perder:
- CATEDRAL DE SEVILHA - é a maior da Espanha e o terceiro maior templo do mundo. Possui uma enorme torre, a Giralda que dá uma boa visão da cidade para os que têm disposição para subir. Ela foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1987. É o maior edifício gótico do mundo.
Entrar na Catedral em dias festivos como o o que fomos, requer paciência pois as filas são enormes. Mas na fila passam algumas mulheres chamando para quem quiser fazer visita guiada e ai a entrada é por uma outra porta lateral com o custo de 5 euros além da entrada que custa 8 euros. Vale à pena não tanto pela fila mas principalmente por poder ouvir algumas boas explicações de um local tão grande e cheio de detalhes.
Dentro da catedral, dentre as várias obras lindas, pode se ver o mausoléo com o corpo de Cristóvão Colombo.
http://www.catedraldesevilla.es/



                                               O mausoléo de Cristóvão Colombo


- ALCÁZAR REAL DE SEVILHA - é o palácio real ainda habitado mais antigo da Europa. Ainda hoje é a residência ocasional da coroa espanhola e desde 1988 é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Ao entrar e começar a visitar, dá para notar que ele não é um único palácio mas sim um conjunto de construções que foram sendo modificadas e reformadas desde a época dos dominio islâmico e onde diferentes monarcas foram modificando. Hoje o Alcázar tem variados estilos reunidos, islâmico, gótico e renascentista principalmente. Se puder, compre o seu ingresso pela internet e não enfrente a fila enorme para compra de ingresso.
http://www.alcazarsevilla.org/



- TORRE DEL ORO - é uma torre construída pelos muçulmanos no século XIII com objetivo de proteger a cidade de possíveis invasões a partir do rio Guadalquivir. Atualmente possui o Museu Marítimo Naval.

- PRAÇA DE TOUROS - Fica bem perto da Torre del Oro, em frente ao Rio e pode ser visitado. Hoje gera sempre polêmica pois a tourada já não é bem vista e as manifestações contra os maus tratos aos animais é sempre vista em dias de touradas. Estávamos voltando do almoço e presenciamos uma manifestação exatamente num dia de tourada: TORO SIN, TORERO NON !!!!....
www.plazadetorosdelamaestranza.com

E uma passada também na Praça de Espanha. Linda demais!!!

Fora os pontos turísticos principais, o melhor mesmo é se perder pelas ruas do centro e ir parando de tapas em tapas. E que na verdade são milhares para todos os gostos...
Sempre vale à pena!!!

Uma dica de restaurante: às margens do rio, em frente à torre do Oro, encontramos um restaurante que além da bela vista, tinha uma boa comida: Restaurante Rio Grande
Comemos uma Paella com arroz nero deliciosa!!!!
http://riogrande-sevilla.com/

quinta-feira, 17 de abril de 2014

ESPANHA - PASSANDO POR CÓRDOBA

Se puder ajudar na visita a Córdoba assim como as outras cidades intramuros, segue...
DICA 1:  Precisamos de cuidados especiais ao tentar acessar suas áreas intramuros de carro.
A maioria dos locais nas áreas medievais tem acesso restrito a moradores.
Isso acrescido de algum evento na área medieval, piora bastante a situação... e foi o que aconteceu conosco ao chegar em Córdoba.
O maravilhoso GPS nos jogou para uma área de circulação restrita e que por acaso estava sem bloqueio e passamos sem saber. Mais à frente fomos bloqueados por uma procissão comum por aqui na epoca da Páscoa. Tentamos retornar mas a rua já estava bloqueada e somente a prefeitura desbloqueia o acesso.
Em resumo, ficamos presos em uma área de ruas super estreitas, sem conseguir ir nem para frente e nem para trás. Como nada havia a fazer, paramos o carro e esperamos pacientemente a procissão passar e depois pedimos ajuda a um guarda que nos guiou até o hotel. Ao chegar percebemos que a porta para acesso à cidade medieval em frente ao hotel era outra e não aquela que o GPS nos guiou.
Ou seja.... nunca acesse essas cidades sem antes ver cuidadosamente em que porta você deve entrar para acessar o seu hotel.

DICA 2: está com fome e não quer parar em um restaurante mas sim comer uma coisinha rapida, não tente outra coisa a não ser a conhecida tortilla espanhola ( um tipo de fritada feita com ovo e batata e que às vezes tem outros ingredientes como presunto e queijo). Aqui pela Espanha eles adoram e qualquer lugar sabe fazer uma gostosa. Paramos em um bar-hotel na estrada e ao entrar tinham varias pessoas da região almoçando e comendo super bem varios tapas entre eles a famosa empanada. Aliás falar em tapas, se quiser pode se alimentar de varios deles diferentes durante seu passeio por aqui. As variedades são intermináveis e acompanhados de uma boa cerveja ou um vinho... nada melhor!


2 Passeios imperdíveis em Córdoba:

- ALCAZAR DE LOS REYS CRISTIANOS - É um palácio fortaleza dos reis católicos com lindos jardins de piscinas e fontes. Foi residência dos reis Isabel de Castela e Fernando de Aragão e foi onde eles instalaram o primeiro tribunal da inquisição espanhola e que também serviu como quartel general das campanhas contra o ultimo reino mouro que restava na Espanha. Por volta de 1480 a inquisição começou a usar a estrutura do Alcazar incluindo o banho turco, como câmaras de tortura e interrogatório. E isso foi mantido por 3 séculos. E perto de 1800, Napoleão usou suas áreas que depois viraram prisão.





 Depois de visitar o palácio, não deixem de visitar os jardins com piscinas lindas e fontes em diferentes alturas que abasteciam a cidade com água em épocas passadas.




- MEZQUITA-CATEDRAL DE CORDOBA:

Algo imperdível na Espanha é a visita a esse monumento. Foi construída no século X quando Córdoba era a cidade mais próspera da Europa. A catedral é uma mistura da cultura islâmica e cristã. Ela passou a ser catedral  no ano da reconquista de Córdoba em 1236.
É considerada o monumento mais significativo em todo o mundo muçulmano ocidental. Sua área interna é cheia de colunas com cores extremamente harmoniosas dando um visual lindo!!!!